Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 8 de abril de 2011

Audiência Pública debate Transporte e Trânsito em General Carneiro


clip_image002                      Autoridades e Comunidade: unidos em busca de melhorias no transporte e trânsito da cidade


Atendendo ao requerimento do presidente da Câmara Municipal de Sabará, Maurílio Barbosa da Silva, a Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas, presidida pelo vereador Wilson Ribeiro, promoveu, na segunda-feira, 4 de abril, audiência pública para debater o transporte e o trânsito em General Carneiro. Mais de 200 sabarenses compareceram ao salão da Igreja São José Operário, localizada no bairro, e, em quase quatro horas de discussões, reivindicaram melhorias e manifestaram indignação com os diversos males que atingem o transporte e o trânsito na região.
Participaram da audiência o Chefe de Transporte das Viações Cisne, William Wagner; Vinscol, Gleison Christian, e Brasília, Valdir Pedrosa, além de representantes da comunidade e das igrejas católica, Padre Lázaro Pereira, e evangélica, Pastor Davi Campelo. Os vereadores Ricardo Antunes, que presidiu a Mesa, Terezinha Van Stralen, Wilson Ribeiro, Gilson do Araújo e Valtair Rodrigues estiveram presentes ao evento, que contou ainda com a participação do prefeito William Borges, do vice prefeito Argemiro Ramos e do Secretário de Defesa Social Antônio Coelho.
De acordo com Maurílio Barbosa, a audiência pública foi proposta com o objetivo de buscar junto à Prefeitura, ao DER e às Empresas do Transporte Público respostas para várias demandas e questionamentos da comunidade que vêm recebendo, diariamente. “A sociedade está se sentindo penalizada. São vários os problemas: péssima situação de pavimentação das vias, construção irregular de redutores de velocidade, passeios irregulares, falta de aplicação do Código de Postura e fiscalização e abrigos de ônibus precários, que expõem os passageiros ao sol e a chuva”, enumerou.
O presidente da Câmara citou ainda a falta de sinalização. “Já pedimos várias vezes placas de sinalização vertical e horizontal, pintura de faixas, sobretudo nas proximidades das escolas municipais e estaduais. Isso é essencial para a segurança dos nossos estudantes”, disse. 

Transporte Público
clip_image004
    Cidadãos apresentaram suas demandas às autoridades e às empresas de Transporte Público

Em meio aos vários temas tratados por autoridades e comunidade, o transporte público urbano virou o foco das discussões devido à sua má qualidade. Veículos precários, escassez de horários, itinerários que não atendem a comunidade e maus tratos aos usuários, especialmente os da terceira idade, foram os principais problemas apontados. Quase todas as críticas tiveram como alvo a Viação Nossa Senhora da Conceição, Vinscol, que tem a concessão do Prefeitura para prestar o serviço no município. O vereador Gilson do Araújo externou o que é praticamente um consenso na cidade. “O nosso transporte da Vinscol é péssimo, deixa muito a desejar”. 

Terceira Idade
De todos os problemas relatados, o drama dos usuários da Terceira Idade foi o que mais sensibilizou a todos os participantes da audiência. Segundo Dona Geralda Paulina, da Associação dos Grupos da Terceira Idade, os mais velhos têm sofrido com os serviços oferecidos pela Vinscol. Além da impaciência de motoristas e trocadores, da falta de consciência dos mais jovens, que não cedem os lugares, a situação se agravou com a mudança dos veículos maiores por microônibus. “A parte da frente não cabe quase ninguém. Temos que ir espremidos e, muitas vezes, em pé. O risco de acidentes é muito grande”, alertou.
clip_image006
    Seu Antônio Campos pediu mais respeito com a Terceira Idade 
O vereador Ricardo Antunes lembrou que já existe na Câmara um projeto de sua autoria que visa solucionar o problema. Trata-se da criação de um cartão eletrônico, que vai permitir aos idosos passarem pela catraca sem precisar pagar a passagem. Ricardinho defendeu que as empresas de ônibus Vinscol, Cisne e Viação Brasília assumam o compromisso de implantarem em Sabará esse sistema, já adotado por Belo Horizonte e Contagem.
As Viações Brasília e Cisne também não escaparam das críticas. Quanto à primeira, a queixa foi sobre a falta de ônibus para General Carneiro no horário noturno. Morador de Nações Unidas, Marcelo Gomes levou dados demonstrando ainda que a empresa reduziu drasticamente, nos últimos anos, seu número de viagens, o que prejudicou consideravelmente os usuários. Já a Cisne foi lembrada por causa do alto preço das passagens. 

Castanheiras
clip_image008
Moradores do Castanheiras protestam contra as péssimas condições do bairro. “Estamos esquecidos”. 
Levando vários cartazes, moradores do Castanheiras foram à audiência pública protestar contra as condições precárias do bairro. “Vocês estão falando da má qualidade do transporte e nós nem transporte temos. Para vir a Sabará, temos que ir primeiro a Belo Horizonte. Nossas ruas, em sua grande maioria, não são calçadas. Sofremos com a poeira e a lama. Estamos esquecidos”, afirmou a secretária da Associação do Bairro, Cleusa Faustino.

Outro lado
Presente à audiência, o prefeito William Borges falou dos avanços já alcançados na área, sobretudo após a municipalização do trânsito, mas reconheceu que ainda são muitos os problemas. “O nosso grande desafio vai ser arrumar dinheiro para resolver todas as demandas apresentadas aqui”, ponderou. O secretário de Transporte e Trânsito, Antônio Coelho, deixou claro que o assunto é muito importante, porém complicado. Para ele, outro grande desafio é a educação no Trânsito. “Temos várias ruas em que a sinalização não é respeitada e hoje não conseguimos fiscalizar toda a cidade porque o efetivo da nossa Guarda Municipal é muito pequeno”, justificou.
Chefe de Trânsito da Vinscol há apenas 30 dias, Gleison Christian se comprometeu a levar à diretoria da empresa todas as reclamações apresentadas pela comunidade. Ele adiantou, no entanto, que a Vinscol já está estudando várias medidas para melhorar o atendimento aos usuários, como a ampliação do quadro de horários. Segundo Gleison, a empresa também está aberta à sugestões e críticas, através do telefone 3671-1836.



Requerimentos
O presidente da Câmara, Maurílio Barbosa, afirmou que, agora, a expectativa é encontrar soluções para resolver os problemas apresentados. Ele, por exemplo, defende a integração do transporte público no município. Em sua opinião, a medida reduziria os custos das passagens e acabaria com os transtornos dos moradores de vários bairros, como Adelmolândia e Paciência, que, para chegaram até Belo Horizonte, precisam pegar duas conduções ou percorrerem grandes distâncias.
Ao final da audiência, foram aprovados vários requerimentos dos vereadores. Conheça as propostas para a melhoria da qualidade do transporte e trânsito em General Carneiro, feitas pelo presidente da Câmara Municipal.

Maurílio Barbosa
Á Secretaria de Defesa Social
- Estudar a possibilidade de integração do transporte em Sabará.
-Implantação de um ponto de táxi na Praça 1º de Maio, em General Carneiro.
-Implantação de redutores de velocidade próximo às escolas municipais e estaduais.
-regularização do trânsito na rua Santos Dumont, através de mão única.
Ao DER e à Secretaria de Defesa Social
-ampliação do atendimento do ônibus Val Paraíso aos domingos e feriados.
Ao DER
-Integração do ônibus 4665 (General Carneiro) ao metrô (Estação José Cândido Silveira).
-Integração dos ônibus 4610 (Itacolomi), 4650 (Praça Central) e 4660 (Uberlândia) ao metrô (Estação Santa Efigênia).
-Implantação de linha de ônibus no bairro Itacolomi
À Vinscol e à Secretaria de Defesa Social
-Extensão do itinerário do ônibus General Carneiro até a Praça Central no bairro Vila Rica.
-Extensão do ônibus até o bairro Castanheiras
-Aumento do quadro de horários aos domingos, após às 23h.
Ao DER e à Viação Brasília
-Aumento dos horários de ônibus Alto Bonito, via Andradas
-Aumento dos horários do ônibus noturno de General Carneiro

Câmara de Vereadores mais perto do cidadão
clip_image010
        Maurílio Barbosa falou da sua nova filosofia de trabalho: aproximar a Câmara do cidadão 

Com a realização da 4ª audiência pública da sua gestão e 5ª da história do Legislativo Municipal, o vereador Maurílio Barbosa destacou que agora, finalmente, a Câmara está cumprindo o seu papel, se aproximando e dando voz ao cidadão. “Sinto-me honrado por estar promovendo essas ações. Desde que assumi a Presidência, em 1º de janeiro, já promovemos audiências públicas no Palmital, Nações Unidas, no Centro e em General Carneiro. Chegou a hora da Câmara, junto às demais autoridades, se fazer presente em todo município para ouvir as reivindicações dos cidadãos e cobrar, efetivamente, um retorno para a comunidade”, discursou.
Ainda de acordo com Maurílio, as audiências públicas são exemplos de uma nova filosofia de trabalho adotada por sua gestão. “Queremos realmente fazer uma Câmara que possa estar voltada à sociedade, que trabalha para o povo”, completou.