Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"Viver sem violência é um direito da Mulher"

O vereador Maurílio Barbosa convida



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Presidente da Câmara busca soluções para a falta de água em Sabará

Maurílio: "Não podemos deixar centenas de pessoas continuarem vivendo sem uma gota de água tratada"


Quarta-feira, 16 de novembro. Vindas das mais diferentes regiões de Sabará, como Boa Vista, Lava Pés, Palmital, Coqueiros, Itacolomi, Nossa Senhora de Fátima, Borba Gato, Boaventura e Sobradinho, centenas de pessoas lotaram o plenário da Câmara para denunciar o mesmo drama: a falta de água tratada.

 O problema foi alvo da oitava audiência pública realizada pela gestão Maurílio Barbosa, neste ano. O presidente da Câmara e os vereadores Ricardo Antunes, Jessé Batista e Terezinha van Stralen debateram com os representantes da COPASA, Dr. Sérgio Pacheco e Regis Amaral, uma solução definitiva para a falta de água no município. O defensor Público Thiago Dutra, do Núcleo de Diretos Humanos Da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, também esteve presente. 

Moradores de diferentes comunidades lutam para terem uma água limpa e de qualidade
 
Durante mais de quatro horas, em depoimentos emocionados e indignados, foram denunciadas questões graves como obras da COPASA inacabadas, condições precárias dos caminhões pipa, poços artesianos que não funcionam e as dificuldades das famílias que não conseguem que a empresa ligue a água em suas residências por que não conseguem obter a Certidão de Número. Isso devido ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Ministério Público e a Prefeitura, que impede a emissão do documento para moradores de áreas não regularizadas. A falta de saneamento básico e a contaminação de rios e córregos, que recebem toneladas de esgoto, também foram discutidas.

Não é justo uma parcela tão grande da população viver sem uma gota de água tratada, que é o alimento essencial para a sobrevivência do ser humano. A responsabilidade de reverter essa situação é de todos nós- Poder Legislativo, Poder Executivo e sociedade”, disse Maurílio Barbosa. “Em muitos lugares, as pessoas estão sendo obrigadas a tomar água suja, contaminada, para matar a sede. É uma vergonha que isso ainda aconteça em pleno século XXI, em uma das cidades históricas mais importantes do Brasil”, observou.

Segundo Dr. Sérgio, Prefeitura e COPASA ainda não assinaram contrato de concessão devido ao alto  investimento
 
Os parlamentares fizeram vários questionamentos, como: por que a COPASA ainda não assinou o contrato de concessão com a prefeitura? Por que a Companhia na atua na zona rural e faz a ampliação da sua rede de abastecimento? Segundo Sérgio Pacheco, a Prefeitura e a COPASA ainda não assinaram o contrato de concessão devido ao alto custo do investimento, orçado em aproximadamente R$100 milhões. “Estamos tentando uma parceria com o Governo Federal para conseguir esse recurso”, explicou.

Para o problema da Zona Rural, onde a empresa realmente não é obrigada a atuar, a ideia de Maurílio Barbosa é mudar, através de projeto de lei, a denominação das áreas, no distrito de Ravena, para Zona Urbana.  

No encerramento da audiência, a proposta foi a formação de um grupo de estudo, integrado por vereadores, representantes da Copasa e o defensor Thiago Dutra, para continuar a estudar os problemas em busca de soluções. A comissão se reúne pela primeira nesta sexta-feira, 25, às 9 horas.

Valceli vive no Palmital, onde as famílias estão sem água tratada há três anos
 
Veja requerimentos aprovados do vereador Maurílio Barbosa

*Instalação da bomba para garantir o abastecimento de água no bairro Mangabeiras;

*Urgente fiscalização em todos os caminhões pipa que fornecem água à população do município;

*Extensão da rede de distribuição de água nos bairros: Lava-Pés∕ Boa Vista, Bernardo Pereira (Campo Geração), Coqueiros (Rua Madalena Simões e Célio Renato), Boaventura e Traíra;

*Fornecimento de um técnico da COPASA para avaliar a possibilidade de restabelecer a água no bairro Palmital e também o gerenciamento do poço artesiano pela companhia;

* Implantação de reservatório de água na ponte alta do Bairro Borba Gato para abastecimento desta região;

*Melhoria na pressão das bombas para abastecimento de água na rua Camélia, bairro Galêgo;
*Cópia do Contrato de Concessão, bem como o Plano de Investimentos.


Câmara celebra convênio com o INTERLEGIS



A gestão Maurílio Barbosa deu mais um passo importante rumo à modernização do Legislativo. Trata-se do  convênio com o INTERLEGIS. O órgão do Senado Federal vai dar apoio técnico e logístico à Câmara de Sabará.  

Em outubro, os representantes do INTERLEGIS Francisco Maurício  da Paz e Alraune Reinke vieram a Sabará para orientar na montagem do arquivo da Câmara.  

Alraune, Francisco e Maurílio: trabalho pela modernização do Legislativo