Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 6 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!


 Uma homenagem do vereador Maurílio Barbosa a todas as mães sabarenses!
segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reitor pede mobilização da sociedade para projeto do IFMG avançar em Sabará



Diante dos parlamentares, representantes do Poder Executivo e de dezenas de alunos, Caio Mário Bueno ainda fez um apelo para que a prefeitura cumpra o convênio assinado com o Instituto, em dezembro de 2010

Maurílio Barbosa assegurou que o Poder Legislativo vai se empenhar para transformar o projeto do IFMG em realidade

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite de quinta-feira, 28 de abril, sua quinta audiência pública, desde o início da gestão de Maurílio Barbosa, em janeiro. Parlamentares, autoridades, dezenas de estudantes e representantes da comunidade lotaram o pequeno espaço do Plenário da Casa para debaterem o projeto do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), no município.

Proposta em um requerimento coletivo assinado pelos vereadores Terezinha van Stralen (Presidente da Comissão de Educação e Saúde), Maurílio Barbosa (Presidente), Ricardo Antunes, Jessé Batista e Marcus Aurélio de Oliveira, a audiência tratou sobre a situação atual do projeto, que já se arrasta há quase quatro anos. Em mais de três horas de discussões, foram respondidas as principais dúvidas sobre o assunto. Entre elas: por que o projeto foi paralisado? Quando será construída a unidade do IFMG na cidade? Quais cursos estão sendo ofertados e quais serão implantados?

Diante de todos os questionamentos, o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno, convidado especial da audiência, foi claro e direto: “O  caso de Sabará é delicado. Como ficamos parados quase três anos, outras cidades saíram na nossa frente. Nunca passou pela minha cabeça, que estou lutando por esse projeto desde 2008, que teríamos, primeiro, unidades em Ouro Branco e Nova Lima, que começaram suas articulações muito depois de Sabará”, admitiu.   Mas ainda há como reverter essa situação. Para isso, Caio Mário convocou autoridades e representantes da sociedade a se mobilizarem para fazer o projeto do IFMG avançar no município.
 
O reitor ainda propôs um pacto para a transformação do Núcleo Avançado do Instituto em um campus federalizado. “Só assim vamos poder implantar outros cursos, ter pós graduação, mestrado”, disse. Citando o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), lançado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, Caio Mário afirmou que todos os envolvidos no projeto precisam “colocar, agora, o pé na estrada e buscar apoio político, porque a luta vai ser pesada e estamos apenas começando”.

Aproveitando as presenças do vice-prefeito Argemiro Ramos e do secretário de Educação, Alair da Conceição Firmo, Caio Mário fez ainda um apelo para que a prefeitura cumpra o convênio assinado com o Instituto no final de dezembro de 2010. Para assinar o documento, o reitor afirmou que exigiu que o município desse as mínimas condições para fazer um curso de qualidade. A prefeitura concordou e em fevereiro desse ano foi realizado o vestibular para os cursos de Gestão de Negócios (nível técnico) e Processos Gerenciais (Superior Tecnológico). Mas, passados mais de um mês do início das aulas, os cursos ainda estão funcionando de maneira precária na Escola José Rodrigues dos Santos, no bairro Morada da Serra. “Precisamos de um laboratório, de uma biblioteca. Precisamos que o convênio seja cumprido. O compromisso com a Educação não pode mais ser adiado, com prejuízo para os estudantes e para o nosso projeto pedagógico”, enfatizou.



Histórico

Caio Mário pediu empenho de todos para transformar o Núcleo Avançado de Sabará em um campus federalizado

Caio Mário Bueno esclareceu ainda um dos principais questionamentos em relação ao projeto: a emenda, no valor de R$500 mil, do então deputado estadual Reginaldo Lopes. Segundo o reitor, com a impossibilidade de iniciar as obras, o dinheiro foi devolvido aos cofres públicos.

Caio Mário deixou claro ainda que a obra nunca foi de R$500 mil. “Sempre soubemos que era uma obra de mais de 4 milhões de reais. O recurso da emenda seria investido apenas para estruturar o projeto. Depois viriam mais recursos para a construção do prédio”, disse. Caio Mário afirmou, no entanto, que todos precisam estar conscientes que a maior dificuldade no projeto não é a verba para construir a unidade, mas os recursos para o custeio do campus.

Compromisso

No encerramento da audiência pública, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurílio Barbosa, assegurou que o Poder Legislativo estará empenhado para transformar o projeto do IFMF em Sabará em realidade. Citou ainda a importância da Instituição para o ensino profissionalizante no país. “Ter um campus do IFMG (antigo CEFET) em nosso município será um grande ganho para todos nós, sobretudo para os nossos jovens, que precisam se qualificar para entrarem no mercado de trabalho”, resumiu.

Participaram dos debates os vereadores Ricardo Antunes, Jessé Batista, José Antônio de Lima; a Coordenadora do Curso em Sabará, Wanderci Bitencourt, o vice-prefeito, Argemiro Ramos, o secretário de Educação Alair da Conceição Firmo, o Chefe de Gabinete do Deputado Federal Reginaldo Lopes, Jorge Alexandre Luna, e o Diretor da Escola Professor Zoroastro Viana Passos, Leonardo de Souza Lima.







Estudantes e representantes da comunidade lotaram o Plenário da Casa