Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fórum debate crescimento desordenado





Os debates no primeiro dia do Fórum Sabará 300 anos – Turismo e Sustentabilidade, 24 agosto, giraram em torno do tema “Crescimento Desordenado e Conturbação Urbana”. 

Para falar sobre o assunto, foram convidadas a secretária municipal de Gestão Compartilhada da Prefeitura de Belo Horizonte, Maria Madalena Franco Garcia, e a Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marly Nogueira.

ordenador o território e fazer saneamento básico foram apontados como essenciais para o desenvolvimento de Sabará


Em sua exposição, Maria Madalena falou sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o papel de Sabará dentro dele. Sobre o município, a secretária elegeu duas questões prioritárias. A primeira é o reordenamento do território.  “É preciso concluir o Plano de Regularização Fundiária e tirar da gaveta o mais rápido possível o Plano Diretor”, comentou. 

A segunda é o saneamento. “Sabará tem que resolver, urgentemente, seu problema com o esgoto, seja através da criação de um órgão autônomo ou firmando uma concessão com a Copasa. Do jeito que está não pode ficar porque é prejudicial para todos. Cidade nenhuma se desenvolve com esgoto a céu aberto, com falta de saneamento, com áreas de riso e com falta de infraestrutura”, argumentou.


A partir daí, segundo Maria Madalena, é possível começar as ações de desenvolvimento econômico. Para isso, acrescentou, é fundamental a integração viária do município com toda a região metropolitana.

Já a professora Marly Nogueira fez uma análise do crescimento  dos  municípios da  RMB nas últimas décadas e mostrou como Sabará foi perdendo, ao longo dos anos, seu lugar de destaque em Minas Gerais.  Segundo Marly, o processo de “metropolização” engoliu literalmente o município, levando-o a ocupar, ainda hoje, uma posição periférica na região. Mas, para a professora, a cidade ainda pode se movimentar e recuperar sua centralidade. Isso se descobrir sua verdadeira vocação. “Como geóloga e cidadão, acredito que essa vocação está no setor terciário, de serviços”, sugeriu.

Marly Nogueira disse que Sabará precisa recuperar sua centralidade 


Maurílio Barbosa abre Fórum Sabará 300 anos- Turismo e Sustentabilidade


Durante três dias,  Poder Público, Iniciativa Privada, Terceiro Setor e comunidade local vão debater soluções para o desenvolvimento sustentável da cadeia turística sabarense. 

O vereador falou do tricentenário da Câmara de  Vereadores, uma das instituições mais antigas da cidade


O presidente da Câmara de Vereadores, Maurílio Barbosa da Silva, abriu, na noite de terça-feira, 23 de agosto, o Primeiro Fórum Sabará 300 anos- Turismo e Sustentabilidade. Segundo ele, o evento marca também as comemorações pelo tricentenário da Câmara de Vereadores, que foi essencial para a elevação do Arraiá de Sabará à condição de Vila. 

Na abertura do Fórum, foi lançada a Revista Cultural Sabará 300 anos- Turismo e Sustentabilidade. A 
publicação traz vários artigos, que recuperam a história do município, questionam os problemas atuais e apontam soluções para um futuro melhor.

Cerimônia de abertura contou com a presença dos vereadores e de outras autoridades

Revista Cultural

Para o  professor José Márcio Barros, Sabará precisa primeiramente definir qual o tipo de turismo quer

O convidado especial da noite foi o professor José Márcio Barros, Coordenador do Laboratório da Diversidade Cultural, que ministrou a palestra “Cultura,  Patrimônio e Desenvolvimento”. Para nortear os debates que se seguirão no Fórum, José Márcio deixou um recado: “Sabará precisa pensar em um modelo de turismo que gere desenvolvimento econômico, mas que também respeite as tradições, a memória e a identidade local”, observou.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Domingo Lazer- Programa fez a alegria da comunidade do Alvorada




Domingo, 21 de agosto, foi um dia especial para a comunidade do bairro Alvorada. Diversão e muitas brincadeiras tomaram conta da rua Caldence, que recebeu o programa “Domingo Lazer”, do vereador Maurílio Barbosa (PDT). Cama elástica, pula-pula, gincanas e desfiles fizeram a festa da criançada. Embalados por muita música, meninos e meninas também se divertiram com o palhaço Pirulinga.



Entre uma brincadeira e outra, os pequenos ainda puderam degustar de várias guloseimas, como cachorro quente, pipoca, algodão doce e refrigerante. Acostumado a passar os finais de semana trancado dentro de casa por falta de opção, Fernando, 9 anos, aproveitou e não parou um minuto. “Estou muito feliz, adorando a novidade. Nossa rua nunca teve isso”, contou, com um largo sorriso no rosto.



Os adultos também ficaram satisfeitos. Para eles, o programa levou duas enfermeiras para fazer a medição da pressão. A salgadeira Vanete Francisca e dona Ana Teixeira foram alertadas de que estavam com a pressão alta e foram  pra casa tomar seus remédios.

Dona Edna elogiou a iniciativa do vereador Maurílio Barbosa


Lazer

Com 28 netos e 7 bisnetos, dona Edna Gabriel de Oliveira, 75 anos, elogiou a iniciativa do vereador Maurílio Barbosa, que veio suprir a falta de opções de lazer na comunidade. “Nossas crianças nunca tiveram uma oportunidade dessas. Ou ficam na rua ou presas dentro de casa. A maioria dos pais aqui não tem condições de levar os filhos em um parque para brincar”, falou. 


O açougueiro Anderson Souza reforçou o depoimento da vizinha.  Ele se diz obrigado a deixar o filho preso dentro de casa, já que não tem um lugar seguro e adequado para o menino se divertir. “Nosso bairro não tem uma praça, nem uma quadra para a prática de esportes e deixa-lo brincar na rua é mais perigoso. É uma pena”, disse.



A estudante Darlene Larissa, 16 anos, reclamou do mesmo problema e exaltou o Programa Domingo Lazer. “Nosso bairro não tem nenhuma forma de entretenimento para os mais jovens e nenhum projeto social. Foi a primeira vez que recebemos um programa como esse. Todos ficaram muito felizes”, observou.
Presidente da Câmara de Vereadores, Maurílio Barbosa afirmou que a ideia do programa é levar entretenimento aos vários bairros de Sabará, onde as crianças, especialmente, não têm acesso a qualquer equipamento de lazer.  “Nosso povo já é muito sofrido; merece um pouco de alegria e é isso que o Domingo Lazer leva aonde vai”, explicou. Este ano o programa já foi realizado no bairro Fidalgo.