Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 14 de julho de 2011

Grupo técnico que vai tentar salvar Santa Casa se reúne pela primeira vez





Na Cidade Administrativa, Câmara, Prefeitura e gestores da Saúde analisam situação crítica da Santa Casa



Vereadores acreditam que ajuda do Estado será fundamental para sanar o problema


O presidente da Câmara de Vereadores, Maurílio Barbosa, participou na terça-feira, 12 de julho, do primeiro encontro do Grupo Técnico, que vai buscar soluções para impedir o fechamento da Santa Casa, realizado no Prédio Gerais, na Cidade Administrativa.

Após o debate, ficou decidido que a Santa Casa vai apresentar um projeto, com o esboço de serviços que poderiam ser "comprados" ´pela Secretaria Municipal de Saúde. 


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Câmara de Vereadores faz audiência para tentar "salvar" Santa Casa

Para Maurílio Barbosa,  é preciso unir esforços em busca do mesmo objetivo: impedir que a quase bicentenária instituição seja fechada


Segundo Maurílio Barbosa, a Câmara vai intermediar as negociações entre a Santa Casa, Prefeitura e Estado

Um abaixo assinado, com mais de 1400 assinaturas, mostra o que é consenso para a população: a Santa Casa não pode fechar


Após mais de quatro horas de debates, a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, na última quarta-feira, 6 de julho, no Clube Cravo Vermelho, terminou com uma proposta que pode vir a “salvar” a Santa Casa de  Sabará: a formação de um grupo técnico, com representantes do Estado, das secretarias de Saúde dos 13 municípios da microrregião, onde Sabará está incluída, dos  hospitais e do Poder Legislativo.  A ideia foi apresentada pelo Diretor de Sistemas Logísticos de Apoio às Redes, Luiz Fernando Freesz, que representou o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, no evento.

Segundo ele, a proposta é fazer um levantamento em todos os hospitais da microrregião, com o objetivo de descobrir qual a verdadeira vocação e o que eles têm competência para estar executando. “A partir daí serão definidas as políticas de Saúde, através da parceria do Ministério da Saúde, Estado e Municípios, que permitirão ajudar estas instituições”, argumentou.

Mais de 200 sabarenses participaram da audiência, que contou ainda com as presenças do Diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da SES, Bruno Reis de Oliveira; da Provedora da Santa Casa, Karla Matarelli; da Secretária Municipal de Saúde, Nicole Cuqui Alves; da advogada Sanitarista Magda Bonfim; do presidente do Sindeess (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região), Roberto Verônica; e do Secretário Municipal da Fazenda, Alexandro Moks.

Para o presidente da Câmara, Maurílio Barbosa, a audiência pública cumpriu seu objetivo: provocar a discussão entre todos os órgãos envolvidos na questão- Prefeitura, Hospital e usuários. “A partir desse grupo técnico criado aqui, vão nascer ações concretas para ajudar a Santa Casa. O que não podíamos era ficar de braços cruzados. Essa é uma luta de todos nós”, disse.



Presidente defende maior participação da Câmara em discussões sobre Projeto da Vale e pede indenizações justas para famílias desapropriadas

Em defesa dos moradores, Câmara vai acompanhar mais de perto andamento do projeto


O presidente da Câmara, Maurílio Barbosa, quer uma maior participação do Poder Legislativo nas negociações entre o Poder Executivo e a Vale, envolvendo o Projeto de Modernização de 8, 3 km da linha férrea Horto, em BH, a General Carneiro, em Sabará, executado pela empresa, em parceria com a FCA (Ferrovia Centro Atlântica).   Maurílio Barbosa também defende  indenizações justas para as famílias que serão desapropriadas em decorrência da obra.

A posição do presidente foi apresentada à Comissão da Vale, responsável pela obra, que visitou a Câmara na segunda-feira, 4 de julho. Na reunião,  engenheiro Oberdan de Araújo Ferreira, o analista de relações institucionais, Hélcio Martins Borges, e o analista da Diretoria de Implantação de Projetos da Vale Logística, Túlio Carvalho, asseguraram que todas as famílias a serem desapropriadas em função do Projeto de Modernização da Linha Férrea Horto- General Carneiro “sairão de seus imóveis para um outro melhor ou igual ao que vivem”.  Também garantiram que ninguém será forçado a sair de sua casa e que o projeto será conduzido de forma responsável pela empresa.

Reivindicações

Foi entregue aos profissionais da empresa um ofício em que a Câmara de Sabará, de forma oficial, solicita à Vale o atendimento das demandas da comunidade de General Carneiro. A principal delas trata da construção de uma   trincheira ligando a Rua Mariana à nova rua que será aberta, garantindo dois acessos de ligação entre as comunidades de General Carneiro e Nações Unidas.  Os moradores criticaram a exclusão da trincheira do projeto original sem nenhum comunicado a eles. 

O engenheiro Obderdan de Araújo ressaltou que a alteração foi feita com o aval do  IBAMA, que concedeu o licenciamento ambiental. Para que haja uma nova mudança, ressaltou ele, é necessário que a proposta da comunidade, juntamente com o Poder Legislativo e Executivo, seja bem estruturada e siga o trâmite correto, para ser passada aos órgãos competentes.

Oberdan de Araújo, Hélcio Borges e Túlio Carvalho ainda destacaram que, se for necessário, a Vale não vai se furtar a fazer as alterações necessárias, mas não depende apenas da empresa, uma vez que ela é apenas a executora do projeto. A obra é do Governo Federal. As intervenções nos 8, 3 km da linha férrea são um compromisso da empresa com o Governo Federal, firmado em acordo com o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Advocacia Geral da União e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). 
   


Moradores reclamam que os valores das indenizações, oferecidos até agora, são insuficientes para comprarem outro imóvel


Maurílio Barbosa participa de Blitz do Legislativo no Nações Unidas

Vereador conversa com operários sobre o andamento das obras



O presidente da Câmara, Maurílio Barbosa, e os vereadores Terezinha van Stralen e Ricardo Antunes participaram na sexta-feira, 1º julho, da segunda Blitz do Legislativo no bairro Nações Unidas. O objetivo foi cumprir uma das mais importantes funções do Poder Legislativo: fiscalizar o Poder Executivo. Os parlamentares percorreram as obras de asfaltamento asfáltico e drenagem pluvial, executadas pela prefeitura na  avenida Brasil e nas ruas Canadá e Panamá.
Objeto de vários requerimentos apresentados à Casa  pelo vereador Maurílio Barbosa, as obras eram solicitadas há um bom tempo pelos moradores do bairro, que padeciam com o excesso de poeira e lama.  Após percorrer as ruas e conversar com vários moradores, os parlamentares ficaram satisfeitos, só se preocuparam com alguns problemas, como o trecho da avenida Brasil onde o asfalto, recém-colocado, já  havia rompido.
A visita dos vereadores ao local também foi elogiada pelos moradores. “É a primeira vez que recebemos aqui a visita da Câmara.  È muito bom vê que não estamos sozinhos, que os vereadores estão ao nosso lado”, observou dona Angelina Elias.
Maurílio Barbosa falou da importância da segunda Blitz do Legislativo: “Esse é o nosso verdadeiro papel, como representantes do povo. Ouvir a comunidade, ver  e fiscalizar a aplicação correto do dinheiro público”, argumentou.




Vereadores cumpriram uma das funçõe mais importantes do Legislativo: fiscalizar o Poder Executivo



Há anos a educadora Arminda Barbosa esperava pelas obras. Segundo ela, quando chovia as casas eram inundadas