Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Em busca de emprego

Por iniciativa do vereador Maurílio Barbosa, a Pactual  RH realizou em Sabará processo seletivo para 103 oportunidades de trabalho

Maurílio Barbosa afirmou que investir em qualificação profissional é fundamental para quem deseja uma vaga no mercado

Quase 80 pessoas, entre jovens, pais e mães de família, lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores, na manhã de quarta-feira, 14 de setembro, em busca de uma oportunidade de trabalho. Todos eles participaram do processo de recrutamento e seleção realizado pela empresa Pactual RH, de Belo Horizonte.

Para facilitar a vida de quem está desempregado e não tem como arcar com os custos do deslocamento até a capital para se inscrever em uma agência de empregos, o presidente da Câmara resolveu trazer a Pactual à Sabará. “Sei da necessidade de trabalho do povo sabarense e da dificuldade de ter que ir à BH  em busca de emprego. È preciso gastar duas ou quatro passagens, pagar lanche e passar o dia inteiro fora de casa. Além do desconforto, o problema é a falta de dinheiro. Para evitar isso, fizemos essa parceria com a Pactual”, disse Maurílio Barbosa.

A iniciativa do vereador foi bem recebida pela dona-de-casa Deiziane Xavier Reis.  Desempregada há um ano e meio, ela confirma o sofrimento de ter que ir para outra cidade procurar emprego, já que em Sabará as oportunidades são raras. “O pior é que, na maioria das vezes, não temos condições de ir até lá por falta de recursos”, falou. Depois de distribuir muitos currículos e participar de entrevistas, sem obter sucesso, Deiziane estava esperançosa de sair do processo seletivo com sua vaga. “Acredito que agora vai chegar a minha vez. Tenho uma filha pequena e preciso muito trabalhar”, contou.

A vendedora Janete da Silva, 26 anos, também estava confiante. “Perdi o emprego há quatro meses, mas estou correndo atrás de uma oportunidade. Espero conseguir”. Já o porteiro José Roberto ainda está empregado, mas pretende mudar de trabalho. “Estou insatisfeito. Tive que desistir dos estudos porque, no meu atual serviço, o horário não estava dando para conciliar”, comentou.

Vagas
Maurílio lembrou que nunca é tarde para se qualificar. "O mercado de trabalho está derrubando a barreira da idade"

Na oportunidade, o presidente da Câmara, Maurílio Barbosa, lembrou a importância da qualificação profissional. Lamentavelmente, alguns candidatos desistiram de disputar as vagas diante da exigência de escolaridade. “O mercado está cada vez mais exigente e se capacitar é fundamental. Com a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, vão surgir muitas oportunidades, mas quem não estiver preparado vai ficar de fora”, alertou. Maurílio ressaltou, no entanto, que nunca é tarde demais para voltar aos estudos e investir em qualificação.

 “Muitos que não concluíram o Ensino Médio e já passaram dos 30, 40 anos, podem achar que não dá mais tempo. Mas estão enganados. Temos aí o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é totalmente gratuito”, observou. Ele deu ainda outra boa notícia: “ O mercado de trabalho está contratando cada vez mais pessoas acima dos 40 anos. O Brasil está envelhecendo e está caindo a barreira da idade”.

Daniele estava à procura do primeiro emprego e recebeu o apoio da amiga