Meu perfil

Minha foto
Vereador Maurilio Barbosa
Sabará, Minas Gerais, Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Desenvolvido por Leonardo Àvila. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fórum 300 anos aponta caminhos para desenvolvimento sustentável do Turismo





O 1º  Fórum Sabará 300 anos- “Turismo e Sustentabilidade” chegou ao fim, nesta sexta-feira, 26 de agosto, com uma ampla discussão sobre a Copa do Mundo de 2014 e as oportunidades de negócios.  Mediador da mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurílio Barbosa, abriu o terceiro e último dia do Fórum com um alerta: “A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, vai gerar grandes oportunidades para todos os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte devido aos jogos que vão acontecer na capital. Mas precisamos nos movimentar, estruturar melhor e nos capacitar para aproveitá-las. Sabará, por enquanto, está muito parada”. O primeiro passo para mudar essa situação, ressaltou o parlamentar, foi dado pela Câmara, com a realização do evento.

Em sua explanação, o Gestor do Projeto SEBRAE 2014, Aristides Rocha Araújo, fez um prognóstico semelhante ao do presidente da Câmara e confirmou que o cenário não poderia ser mais favorável. De acordo com ele, a Copa será a grande alavanca para o desenvolvimento do Brasil, gerando oportunidades infinitas e atraindo os olhares do mundo para o país. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, comprovou isso. 

Aristides deu a dica: Sabará precisa começar a se preparar agora. Ano que vem já pode ser tarde demais

O estudo identificou 699 oportunidades de negócios que serão geradas em áreas como a construção civil, tecnologia da informação e o turismo, entre várias outras. Mas para que Sabará, assim como outras localidades, possa desfrutar isso, o gestor do SEBRAE fez uma importante recomendação: “vocês precisam começar a se preparar agora. Se deixarem para o ano que vêm, já pode ser tarde demais”.  Aristides Rocha deu dicas de algumas questões que já devem ser analisadas, como: quais os atrativos turísticos de Sabará? Em que condições se encontram? Como melhorar o receptivo da cidade- hotéis, pousadas e roteiros turísticos? Como qualificar a mão de obra local?  Para encerrar, ele  ainda destacou que Poder Público, Iniciativa  Privada e comunidade devem se envolver e se unir, se  quiserem que Sabará tire o máximo proveito da Copa do Mundo.

Educação Patrimonial

Convidado a compor a mesa dos debates, o arquiteto Sérgio Fagundes de Souza, do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), tratou de outro tema essencial para o desenvolvimento turístico e econômico: a preservação do patrimônio. Considerado o principal atrativo da cidade, o rico patrimônio material e imaterial, na opinião do arquiteto, está mal preservado. Mesmo com a forte atuação do IPHAN, Sérgio Fagundes disse que as pichações dos monumentos históricos e a poluição visual são problemas graves que persistem. “Para recebermos os turistas da Copa do Mundo precisamos estar com o nosso patrimônio bem preservado. E como vamos fazer isso? Investindo em educação patrimonial, envolvendo e conscientizando a comunidade sobre a importância de preservar seus bens materiais e imateriais”, argumentou.

Emprego

Quanto aos preparativos para a Copa de 2014, os participantes do último dia de Fórum concordaram em uma questão fundamental: o grande gargalo em Sabará ainda é a falta de qualificação da mão de obra.  Mas o que fazer? A analista Elizabeth Ávila, do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do trabalho, apontou caminhos para o problema. “O MT libera recursos para serem investidos em cursos de capacitação, que são oferecidos gratuitamente para a população”, informou. Para o município ser beneficiado pelo programa, a analista disse que é necessário que a prefeitura, ou uma  outra entidade, assine um convênio com o Ministério, apresentando as diversas demandas locais. “Quem vai desembolsar o recurso é o MT; a entidade executora entra com uma pequena parte e o aluno não tem custo algum”, frisou.


0 comentários: